Início        Obras        Contato

Mário Mariano
Rua Henrique Gorceix 1704 Apto 602
Belo Horizonte (MG)
CEP 30720-360
(31) 99440-7589
mariormariano
mario-mariano1@hotmail.com

Mário Mariano, pintor auto-didata, nasceu na cidade mineira de Uberaba. Da década de 1970 até os dias atuais participou de várias exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Dentre as premiações recebidas pelo artista estão a Comenda Santos Dumont, em 1983, e o Prêmio Ciemg - Excelência 2004 - Homenagem Especial ao centenário de Cândido Portinari. Em 2007, Mariano criou e executou o painel "Arte na Cafeteria" para o Centro Administrativo da V&M do Brasil Tubes, em Belo Horizonte MG, quando também foi editado o livro "Mário Mariano", sobre o patrocínio da V&M do Brasil Tubes. Em 2014 finalizou o painel "Platéia" para o Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte MG. Sobre Mariano, escreve o crítico de arte Oscar D'Ambrosio*:

A força do olhar


Há poucas coisas tão difíceis de trabalhar na arte da pintura como o olhar. A situação se agrava quando se enfrenta o desafio de levar para a tela grupos de pessoas, seja num bar ou trabalhando em conjunto. Existe o risco de que o espectador se sinta perdido perante a tela ou de que sua atenção se concentre apenas num ponto, fato que prejudica a sua visão do todo.

O artista plástico Mário Mariano consegue vencer esse desafio em suas criações. Ele mostra domínio da composição, apuro técnico e sensibilidade para trabalhar com diversas personagens em posições corporais bastante diversificadas, nas quais também é necessário extremo cuidado para trabalhar o fundo, de modo que ele não se sobreponha aos retratados.

Situações de festa, como uma roda de samba, ilustram bem a técnica de Mariano. Os olhares das moças que dançam no centro da tela, dos instrumentistas e das figuras mais ao fundo criam um autêntico labirinto de possibilidades de interpretação. Olhares de soslaio e de frente para o espectador oferecem múltiplas possibilidades, prendendo a atenção para o diálogo interno que a tela oferece.

A vivacidade da reunião é reforçada com a presença de cores quentes, principalmente na roupa das passistas, que se integram às dos músicos. O fundo acompanha a atmosfera criada pelo artista, valendo-se de tonalidades mais fortes que transmitem intensidade e vibração ao quadro.

A arte de Mário Mariano consolida-se assim como a capacidade de trabalhar cores e formas com propriedade. Seja mais introspectiva em suas imagens ou mais explosiva em sua vibração interna, cada tela cria um universo próprio, no qual o artista coloca sua visão de mundo, manifesta, principalmente pela troca de olhares entre as personagens do quadro.

*Oscar D'Ambrosio
Escritor, jornalista e crítico de arte (ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte)